Como é o exame de Vídeo-Histeroscopia?
1Preparação
A paciente pode receber uma anestesia local (ambulatorial), sedação leve ou anestesia geral (centro cirúrgico), dependendo da complexidade do procedimento e da preferência da paciente.
2Inserção do histeroscópio
Um histeroscópio fino e flexível, com uma câmera na ponta e canais para instrumentos cirúrgicos, é inserido através do colo do útero na cavidade uterina.
3Visualização em tempo real
A câmera no histeroscópio transmite imagens em tempo real para um monitor, permitindo ao médico uma visualização detalhada da cavidade uterina.
4Exploração e diagnóstico
O médico explora a cavidade uterina em busca de anormalidades, como pólipos, miomas, aderências, septos uterinos, ou qualquer outra condição que possa estar causando sintomas ou problemas de saúde.
5Procedimentos cirúrgicos, se necessário
Durante a histeroscopia assistida por vídeo, o médico pode realizar procedimentos cirúrgicos, como remoção de pólipos, miomas pequenos, septos uterinos, aderências, ou cauterização de áreas anômalas.
6Biópsias de tecido, se necessário
Durante o procedimento, o médico pode coletar amostras de tecido (biópsias) para avaliação histológica e diagnóstico.
7Conclusão e recuperação
Quando em Centro Cirúrgico, com sedação, após a conclusão dos procedimentos, o histeroscópio é removido, e a paciente é monitorada durante um período curto para garantir sua estabilidade antes da alta. Quando realizada na Clínica da Mulher, a paciente segue normalmente para as rotinas diárias após a realização da histeroscopia.