Como é o exame de Punção Mamária (PAAF)?
O exame de punção mamária (PAAF) é um procedimento minimamente invasivo que pode ser realizado no consultório médico. O procedimento é realizado com uma agulha fina e uma seringa. A agulha é inserida na lesão sob orientação de ultrassom ou mamografia. O material coletado é então enviado para análise em um laboratório de patologia.
Como é feito o exame
A paciente é posicionada deitada de costas ou deitada de lado, dependendo da localização da lesão. O médico limpa o local da punção com um antisséptico. Em seguida, o médico usa o ultrassom ou a mamografia para localizar a lesão.
A agulha é inserida na lesão e o material é aspirado com a seringa. O procedimento geralmente é repetido várias vezes para coletar uma quantidade suficiente de material.
O exame dura cerca de 15 minutos.
Recuperação
Após o exame, a paciente pode retornar às suas atividades normais. No entanto, é importante observar que o local da punção pode ficar um pouco dolorido ou inchado por alguns dias.
A punção mamária (PAAF) é um exame seguro e eficaz. No entanto, como qualquer procedimento médico, pode apresentar:
- Dor ou desconforto no local da punção (em alguns casos, é administrada uma anestesia local para minimizar o desconforto durante a punção).
- Leve sangramento ou hematoma no local da punção.