Como é o tratamento de Incontinência Urinária?
Se você estiver com incontinência urinária, é importante procurar um médico para avaliar a causa e encontrar o melhor tratamento, dentre eles podemos listar:
1Tratamento a Laser Íntimo
O tratamento a laser para incontinência urinária é especialmente recomendado em situações de leve a moderada perda involuntária de urina. A aplicação do laser ocorre intravaginalmente, utilizando aparelhos e ponteiras específicas que estimulam a produção de colágeno nas paredes vaginais, visando restaurar o tônus muscular da região.
2
Este procedimento não invasivo utiliza ondas de radiofrequência para estimular a produção de colágeno na região vaginal, fortalecendo os tecidos e melhorando a sustentação da bexiga. Além de ser indolor e rápido, a radiofrequência íntima não requer tempo de recuperação significativo.
3Tratamento cirúrgico
Em alguns casos, o tratamento cirúrgico pode ser necessário para corrigir a causa da incontinência urinária. Os tipos de cirurgia mais comuns para incontinência urinária incluem:
– Cirurgia para fortalecer os músculos do assoalho pélvico: essa cirurgia pode ser realizada por meio de uma incisão na vagina ou do períneo.
– Cirurgia para levantar a bexiga: essa cirurgia pode ser realizada por meio de uma incisão na vagina ou do abdômen.
– Cirurgia para colocar um esfíncter artificial: um esfíncter artificial é um dispositivo que ajuda a controlar o fluxo de urina.
4Medicamentos
Existem alguns medicamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas da incontinência urinária. Os medicamentos mais comuns são:
– Beta-bloqueadores: ajudam a relaxar os músculos da bexiga.
– Anticolinérgicos: ajudam a reduzir a frequência e a urgência da micção.
– Estimulantes da bexiga: ajudam a aumentar a capacidade da bexiga.
5Exercícios do Assoalho Pélvico:
– Prática regular de exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, como os exercícios de Kegel.