Como é o exame de
Contagem de Óvulos – 3D?
Preparação para o Exame
Antes do exame, a paciente é instruída a esvaziar a bexiga para facilitar a visualização dos ovários durante a ultrassonografia. A paciente é colocada na posição ginecológica padrão, similar à posição para um exame ginecológico de rotina.
Ultrassonografia 3D
O profissional de saúde, geralmente um ginecologista ou um especialista em medicina reprodutiva, insere um transdutor de ultrassom na vagina da paciente. Esse transdutor é capaz de fornecer imagens tridimensionais detalhadas dos ovários e folículos antrais. Durante o exame, o profissional movimenta o transdutor e adquire imagens tridimensionais dos ovários. Essas imagens permitem uma visualização precisa dos folículos antrais, pequenas estruturas que contêm os óvulos.
Além disso, durante o exame é realizada avaliação do útero e ovários com ultrassonografia 2D, 3D e doppler, permitindo uma avaliação sistemática e completa da pelve feminina, rastreando sinais de endometriose, aderências, adenomiose, entre outras patologias ovarianas e uterinas que podem impactar negativamente na fertilidade da mulher.
Contagem e Avaliação dos Folículos
O especialista analisa as imagens para contar e medir os folículos antrais presentes em cada ovário. Os folículos antrais são os pequenos sacos que contêm os óvulos imaturos. Com base na contagem e avaliação dos folículos, o profissional avalia a reserva ovariana da paciente, fornecendo informações sobre a quantidade e a qualidade dos óvulos presentes nos ovários.