Como é o exame de Conização / CAF?
A paciente é posicionada em posição ginecológica. O médico ginecologista limpa o colo do útero com um antisséptico. Em seguida, o ginecologista aplica anestesia local ou geral.
Se a anestesia for local, a paciente pode sentir um leve desconforto durante o procedimento. Se a anestesia for geral, a paciente ficará inconsciente durante o procedimento.
Na Clínica da Mulher, a CAF pode ser realizada com anestesia local e por meio de um dispositivo de eletrocirurgia, conhecido como bisturi elétrico. Este instrumento realiza a remoção do tecido do colo do útero, moldando-o no formato cônico, enquanto a corrente elétrica simultaneamente promove a vaporização do tecido.
O tamanho do cone que será removido é determinado pelo ginecologista, com base na extensão da lesão a ser tratada (NIC1, NIC2 ou NIC3).
Após a conização, o médico ginecologista coloca um curativo no colo do útero.
Recuperação:
A paciente pode retornar às suas atividades normais no dia seguinte ao procedimento. No entanto, é importante que a paciente evite relações sexuais, exercícios físicos e banhos de assento por duas semanas.
A paciente também pode sentir dor no útero ou sangramento vaginal por alguns dias após o procedimento. Esses sintomas geralmente são leves e desaparecem em alguns dias.