Você sabe o que é um EXAME DE VÍDEO-HISTEROSCOPIA?
No decorrer da vida, as mulheres realizam diversos procedimentos e exames ginecológicos para garantir uma rotina saudável e livre de problemas relacionados à saúde feminina. A vídeo-histeroscopia é um exame que permite a visualização da cavidade uterina da paciente, com a finalidade de avaliar e tratar as alterações encontradas. É um dos métodos mais importantes para realizar diagnósticos e cirurgias intrauterinas não invasivas, ou seja, não há necessidade de fazer incisões durante o procedimento.
O exame de vídeo-histeroscopia é um procedimento que utiliza a técnica mais precisa para analisar o interior do útero, sendo realizado através da introdução de um equipamento de pequena dimensão ― de 3 a 5 mm de diâmetro ― chamado de histeroscópio, através do colo uterino. A imagem é projetada em um monitor com a ajuda de uma microcâmera conectada ao equipamento, o que possibilita que a paciente acompanhe o procedimento, caso seja feito sem sedação. Porém, existe a possibilidade de realizar este procedimento com o uso de uma sedação leve, acompanhado por um anestesista, mesmo em nível ambulatorial, o que pode permitir maior conforto à paciente e facilitar os procedimentos cirúrgicos através da vídeo-histeroscopia.
Este exame ginecológico é indicado em algumas situações como: sangramento uterino anormal, infertilidade, pólipos, abortamento habitual, miomas, aderências e espessamento do endométrio. Em certos casos, é realizada uma biópsia para complementar o diagnóstico.
Em Brasília, a única clínica que realiza o procedimento de vídeo-histeroscopia de forma ambulatorial é a Clínica da Mulher, a qual possui equipamento altamente moderno. Esse método é mais vantajoso, trazendo praticidade e economia para as pacientes, pois não há a necessidade de providenciar a locação de um centro cirúrgico. Outro fator diferencial é o uso de soro para expandir o útero durante o exame, técnica utilizada para melhor visualização de detalhes. A maioria das clínicas que realizam a vídeo-histeroscopia usa ar para expandir o útero, o que pode causar mais desconforto e dor.
Assim como diversos outros exames e procedimentos, a vídeo-histeroscopia é de vital importância para a saúde da mulher. Não se esqueça de procurar o seu ginecologista, pois somente ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas e avaliar qual é o melhor tratamento para você.
Clínica da Mulher – Asa Sul
Nada substitui a consulta com o ginecologista, visite-o regularmente.