• Atendimento: (61)
  • 3963-8393

Segunda - Quinta: 8h - 18h | Sexta: 8h - 17h

Exames

Punção de Tireoide

CLÍNICA DE GINECOLOGIA EM BRASÍLIA

Punção Aspirativa com Agulha Fina

A punção aspirativa com agulha fina - PAAF da tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo de tireoide é benigno ou maligno, o que é uma informação essencial para determinar o tipo de tratamento que deve ser realizado a seguir. 

Normalmente os nódulos de tireoide que são pequenos e benignos não necessitam de tratamento, mas em caso de nódulos grandes mesmo que benignos pode ser necessária a cirurgia para sua retirada, e no caso de nódulo maligno deve-se sempre retirar a tireoide, porque ele representa um câncer.

Como é feita a PAAF

A Punção Aspirativa com Agulha Fina pode ser feita ao mesmo tempo que o ultrassom da tireoide, tendo melhor resultado, ou apenas com a palpação do nódulo. Quando se faz a PAAF retira-se pedacinhos do tecido que compõe o nódulo para que possa ser analisado no laboratório, e durante este exame a parte líquida também pode ser retirada para ser analisada e para diminuir o tamanho do nódulo. 

A PAAF dói um pouco mas a dor é suportável, e a pessoa sai do exame apenas com um band-aid cobrindo o local da punção. Não é possível realizar este exame sob anestesia, porque a única anestesia que seria eficaz, é a anestesia geral, cujos riscos não justificam sua realização durante a realização deste exame. 

Agende seu Horário

Entre em contato, solicite seu agendamento.
Aqui você será muito bem atendida!

Atendimento Prime

Precisando de atendimento com urgência?
Aqui você consegue.

Agendamento

Tel: (61) 3963-8393

Atendimento

Seg. à Qui. 8h - 18h
Sex. 8h - 17h

Endereço

SGAS 915 lote 69/70, sala 125 a 127, Centro Clínico Advance.
Asa Sul, Brasília-DF